A grande maioria das motos que são produzidas e circulam no Brasil são leves, ágeis e de baixa potência. Mas isso não é via de regra. Temos alguns modelos que podem ser considerados ‘motos de peso’. Em primeiro lugar está a Harley-Davidson CVO Ultra Classic Electra Glide. Tão grande quanto seu nome é a sua robustez. A motoca ganha o primeiro lugar no quesito, somando o total de 404,1 quilos a seco. Logo atrás segue a sua concorrente da Honda, a GL 1800 Gold Wing. A moto da marca japonesa conquistou a medalha de prata com 381 quilos. Fechando o pódio está a moderna e extremamente completa K 1600 GTL. O modelo da BMW ficou com o bronze. Bem mais magra que as demais, ela pesa 321 kg.
Mas estes valores não chegam nem perto da moto mais pesada do mundo, a Harzer Bike Schmiede. Para se ter uma ideia, ela sozinha corresponde a 40 CGs Titan juntas ou 11 CVO Ultra Classic Electra Glide. A motocicleta alemã, construída por Tilo e Wilfried Niebel, entrou para o Guinness Book em 2007 e mantém o título de moto mais pesada já fabricada até hoje. Ela pesa 4.749 quilos!
Outros dados técnicos: ela é quase tão longa quanto um micro-ônibus, com 5,50 metros de comprimento. Para tirá-la da inércia, os construtores optaram por adaptar o motor do tanque de guerra soviético T55, construído na década de quarenta. Pesando 1,8 toneladas, ele tem 38.000 cm³, 12 cilindros e aproximadamente 1.000 cavalos de potência. A transmissão das marchas é feita através de uma caixa de madeira localizada ao lado esquerdo do piloto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
FIQUE A VONTADE.