segunda-feira, 10 de fevereiro de 2020

LIDER DO PARTIDO VERDE DEFENDE O TRABALHADOR NA TRIBUNA

Vereador do PV defende concurso público para a Prefeitura de Santarém

Resultado de imagem para matias juniors do pv"O vereador Valdir Matias Jr. (PV), no seu retorno à tribuna da Câmara de Vereadores de Santarém, na sessão desta terça-feira (4), usou seu tempo de liderança para defender a realização de concurso público pela Prefeitura como forma de garantir a estabilidade dos servidores públicos municipais. Diante da ameaça iminente de exoneração de servidores temporários por conta do Termo de Ajuste de Conduta (TAC), firmado pelo prefeito Nélio Aguiar e todo seu secretariado, com a 9ª Promotoria de Justiça, no último dia 5 de dezembro de 2019, o parlamentar manifestou sua preocupação com os trabalhadores que correm o risco de perder seus empregos justamente pela falta de garantias dadas pela gestão municipal quando aceitou assinar o TAC, colocando a cabeça de vários pais de famílias na degola. O Poder Executivo tem até o próximo dia 31 de março para mandar pra rua todos os servidores temporários que ocupem cargos de provimento efetivo, que não foram criados por lei, ou estejam além do número criado, além de outras obrigações.
O TAC resulta de Inquérito Civil que verificou que estão criados 400 cargos de auxiliar e agentes administrativos pela Lei Municipal 16.060/98. Entretanto, estão providos 993 nos cargos. O TAC também faz menção à concessão de gratificações, que devem ser canceladas.
Valdir Matias Jr. lamentou a situação extrema na qual se encontram centenas de trabalhadores, que ao longo dos últimos anos desenvolvem suas funções em prol do município e que hoje correm o risco de ficarem desempregados. O líder do PV disse que a Casa espera com muita expectativa a chegada do Projeto de Lei de autoria do Executivo que trata da reforma administrativa e cria cargos necessários para o funcionamento dos serviços públicos, para apresentar propostas que contribuam com o bem estar do funcionalismo municipal.
Para ele, no entanto, somente a realização de concurso público garante a estabilidade dos servidores. O parlamentar lembrou que o último concurso realizado pela Prefeitura foi há mais de 12 anos. “A Prefeitura precisa realizar um concurso público para contratar servidores e evitar, por exemplo, situações extremas como a que muitos pais de famílias estão vivendo hoje por causa de um TAC assinado sem nenhuma garantia para esses servidores. Na história do município, foram feitos apenas dois concursos públicos. O primeiro foi em 98 e o último em 2008. Já são mais de 12 anos e até hoje não foi realizado um certame público para regularizar a situação de muitos servidores que atuam de forma temporária, ocupando cargos importantes na administração pública do município. A Câmara precisa legislar sobre esse Projeto de Lei que vai chegar a esta Casa de forma transparente e urgente, respeitando os limites da Lei de Responsabilidade Fiscal”, disse.
O TAC é ruim para os interesses dos trabalhadores e a Prefeitura assumiu a obrigação de exonerar vários servidores.

MOJUI DOS CAMPOS, O vereador Marco Antônio (PSDB) LIDERA AS PESQUISAS EM TODOS OS CENÁRIOS.

Pesquisa em Mojui mostra PSDB na frente, e influência do prefeito Jailson na sua sucessão

Pesquisa em Mojuí mostra PSDB à frente e influência de Jailson na sua sucessão
Everaldo, Juvenal, Jailson, Marco Antônio e Izailton: nomes na pesquisa
A primeira pesquisa da Destak de intenção de votos para prefeito de Mojuí dos Campos, no oeste do Pará, registrada na Justiça Eleitoral, mostra o PSDB à frente da disputa e o poder de influência junto ao eleitor do prefeito tucano Jailson Alves na sua sucessão.

O vereador Marco Antônio (PSDB) lidera em todos os cenários. Outro pré-candidato do partido, vereador Izailton Sousa, aparece em 3º lugar. O PSDB ainda não oficializou quem será o nome a prefeito da sigla neste ano. Juvenal Arruda (DEM), vice-prefeito, está 2º lugar.
Espontânea – cenário 1 
Na pesquisa espontânea, quando não são apresentados nomes dos candidatos e os entrevistados falam livremente aquele que lhe vem à cabeça, Marco Antônio lidera com quase 24%, seguido por Juvenal Arruda (14,5%) e Izailton Sousa (10,9%).
Vereador do MDB, Everaldo Cordeiro (7,3%) está em 4º lugar. O oposicionista Emerson Silveira (PSB) surge logo a seguir com 4,2%. O número de indecisos (não sabem e sem resposta) chega a quase 30%.
Estimulada – cenário 2 
Na pesquisa tipo estimulada (em que o nome dos candidatos é sugerido aos entrevistados), em um cenário com 5 postulantes ao cargo de prefeito, Marco Antônio lidera com 32%. Em 2º, Juvenal Arruda (24%) e Izailton Sousa (17%) em 3º.
Everaldo Camilo, com 10%, está em 4º, seguido por Emerson Silveira (45). Os indecisos somam 8%, enquanto que os eleitores que irão votar em branco chega a 5%.
Estimulada – cenário 3 
Em um cenário com 4 candidatos (sem Everaldo Camilo), a pesquisa estimulada da Destak de janeiro mostra o tucano Marco Antônio (37%) com 9 pontos percentuais à frente do 2º colocado, Juvenal Arruda (28%).
O também tucano Izailton Sousa cravou a 3ª colocação com 21% e Emerson Silveira a 4ª, com 3%. Os indecisos (não sabe/sem resposta) somam 8%.


Rejeição dos candidatos 
O nome mais rejeitado entre os potenciais candidatos a prefeito de Mojuí dos Campos listados na pesquisa da Destak é o de Emerson Silveira, que lidera com 17%
Logo atrás dele, com 13%, aparece Izailton Sousa, seguido de Juvenal Arruda (11%).
Marco Antônio (8%) e Everaldo Camilo (9%) estão empatados tecnicamente na 4ª posição. Os 2 são os que têm a menor rejeição.
Influência de Jailson A Destak aferiu também a influência do prefeito Jailson Alves sobre o eleitorado do município. 34% disse que votaria em um candidato apoiado por ele, e 26% respondeu que “poderia votar”. A somatória desses dois tipos de eleitor sob influência do gestor de Mojuí chega a 60%.
Por outro lado, 36% dos entrevistados revelou que “não votaria” em candidato apoiado pelo prefeito. Até agora Jailson não se manifestou publicamente qual o candidato que irá apoiar para sucedê-lo no cargo.

BELTERRA, PESQUISA APONTA OS TRÊS CANDIDATOS FAVORITOS AO PALÁCIO DAS SERINGUEIRAS

Júnior Rocha (MDB) e Tinen do (PT), sãos os mais citados em pesquisa para vereador de Belterra

Resultado de imagem para camara municipal de belterraJúnior Rocha (MDB) e Alaildo Santos, o Tinen (PT), são os nomes mais citados nas pesquisas espontânea e estimulada realizada pela Destak em Belterra, no oeste do Pará, na semana passada — de 31 de janeiro a 2 de fevereiro.
Júnior Rocha (MDB) e Alaildo Santos, o Tinen (PT), são os nomes mais citados nas pesquisas espontânea e estimulada realizada pela Destak em Belterra, no oeste do Pará, na semana passada — de 31 de janeiro a 2 de fevereiro.
Júnior Rocha e Tinen são vereadores. O primeiro é pré-candidato a prefeito do município; o segundo, deve disputar a reeleição
Na pesquisa espontânea, em que os entrevistados respondem livremente o nome de seu candidato, Rocha lidera com 6,6% da intenção de votos, seguido pelo petista (6,1%).
Os também vereadores Jonas Palheta (PSD) e Serjão (DEM) estão na 3º posição com 4,1%. Chama atenção na espontânea o percentual de eleitores que ainda não têm candidatos (não sabe/não responderam): quase 40%.
Veja a pontuação de todos os citados na espontânea
Júnior Rocha e Tinen lideram a pesquisa de Belterra
Quadro da espontânea A Câmara de Belterra tem 11 vagas. O mais votado na eleição de 2016 teve 764 votos e o eleito com menos votos, obteve 232.
No quadro abaixo, 
Com 5% da intenção dos votos, aparecem em 4º lugar Jonas Palheta (PSD), Serjão (DEM) e Naldo da 8. 
Veja a configuração completa
Reações: