segunda-feira, 3 de março de 2014

VIDENTE COPA 2014.

Revelado o primeiro candidato a animal vidente da Copa 2014.

Após o sucesso do polvo Paul na Copa da África do Sul em 2010, o Comitê Organizador da Copa 2014 no Brasil anunciou nesta sexta-feira o primeiro animalzinho que disputará o cargo de preditor dos jogos do mundial.

Trata-se do Amadina erythrocephala, mais conhecido como Papacu-da-cabeça-vermelha, uma ave rara que só existe na amazonia no município de Aveiro.Esse pequeno pássaro foi selecionado, entre mais de 20 espécies diferentes de aves, por conta de sua lendária capacidade de acertar previsões do futuro.

Com sua habilidade de prever chuvas, o animal encantava os Cuicuros, extinta tribo da região de Santarém e fordlândia no período pré-cabralino.

Diz o mito indígena que o Papacu era colocado sobre uma árvore, em que havia dois buracos escuros e apertados no tronco. Um buraco representando chuva, o outro, estiagem. O pássaro sempre escolhia o buraco certo, prevendo o clima da região nos dias seguintes.

“O índice de acertos era elevadíssimo. Estatisticamente falando, esse pássaro é um fenômeno” diz Ceci Saraíba, descendente direto da tribo Cuicuro.

Se o Papacu for escolhido, antes de cada jogo da Copa, será montado um palco e colocada uma árvore com o formato da Taça da Copa do Mundo, com dois buracos, cada um representando uma das equipes peleantes.

A escolha é vista pelo Comitê como uma homenagem à influência indígena na formação cultural do povo brasileiro. “Este país deve muito a Cherokees, Pajeros e Apaches”, comentou o ex-presidente Lula sobre o anúncio da candidatura do Papacu para Animal Vidente.
Quem também gostou da possiblidade do Papacu estar em 2014 foi Juan Manuel Callendo, presidente da Federação Argentina de Futebol. “Espero que a Argentina chegue em 2014 com um time muito forte, e o Papacu brasileiro entre sempre no nosso buraco”, comentou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FIQUE A VONTADE.