segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

CÂMARA DOS DEPUTADOS. VOCÊ SABIA?

Confira curiosidades sobre os deputados eleitos

O cantor Sérgio Reis e o ex-presidente do Corinthians Andrés Sanchez vão trabalhar na Câmara a partir de fevereiro de 2015.

A próxima legislatura vai ter muitos deputados federais que são filhos, netos e até bisnetos de políticos tradicionais. O parlamentar mais jovem eleito para a Câmara federal tem apenas 22 anos; o mais velho, 84. Vamos saber quem são eles na reportagem sobre as curiosidades destas eleições.

Nascido em 1930, o deputado mais idoso eleito é Bonifácio de Andrada, do PSDB mineiro. Aos 84 anos, ele vai cumprir o nono mandato consecutivo na Câmara. Já o deputado mais jovem do Parlamento será Uldurico Junior, do PTC baiano, com apenas 22 anos.


Com a reeleição, o deputado Miro Teixeira, do Pros do Rio de Janeiro, será, na próxima legislatura, o parlamentar com maior número de mandatos na Câmara, 11 no total. O candidato a deputado federal mais votado do Brasil em números absolutos foi Celso Russomanno, do PRB de São Paulo: ele obteve 1,5 milhão de votos e elegeu sozinho mais quatro deputados, além dele mesmo. Russomano foi deputado federal por quatro mandatos consecutivos, de 1999 a 2011.


O deputado Tiririca, do PR de São Paulo, campeão de votos em 2010 com 1,3 milhão, ficou com 1 milhão de votos nestas eleições. Tiririca elegeu sozinho dois deputados, além dele mesmo. Mas, como isso é possível? O cientista político Juliano Pires Machado explica como funciona o quociente eleitoral.

Em São Paulo, o cantor sertanejo Sérgio Reis se beneficiou do quociente eleitoral: ele foi eleito deputado federal pelo PRB puxado pela votação do ex-deputado Celso Russomanno.

Outras celebridades também foram eleitas neste domingo, como o ex-presidente do Corinthians Andrés Sanchez, do PT paulista. E, pelo Rio de Janeiro, foi reeleito o ex-jogador de futebol Deley, do PTB.

 Em números proporcionais, o candidato com maior votação foi Artur Bisneto, do PSDB amazonense. Artur é filho do atual prefeito de Manaus, Artur Virgílio. Diversos filhos e netos de políticos tradicionais em seus estados foram eleitos deputados federais. É o caso da deputada estadual e filha do ex-governador do Rio de Janeiro Anthony Garotinho, Clarissa Garotinho, do PR. Em São Paulo, foi eleito Eduardo Bolsonaro, do PSC, filho do deputado mais votado do Rio de Janeiro, Jair Bolsonaro, do PP.
Também em São Paulo, o deputado estadual Bruno Covas, do PSDB, que é neto do ex-governador Mário Covas, também foi eleito

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FIQUE A VONTADE.