ENEM apenas comprova a burrice generalizada.
Veja
o caso do ENEM, por exemplo. A cada ano, a média das notas cai
vertiginosamente, o que reflete o fato de que nas mais variadas áreas do
conhecimento, o que mais se vê são verdadeiros retardados que teriam
muita dificuldade em ter uma passagem ilesa por um mata-burros.
Testes
e provas são aplicados o tempo todo nas escolas, com resultados que
quase sempre levam os professores ao desespero. Experimente perguntar a
respeito disso a alguém de seu convívio que lecione em qualquer
estabelecimento de ensino para sentir a dimensão do drama. A honra de
ser um bom aluno foi substituída pelo sucesso de popularidade, seja lá
por quais motivos.
Nas
redes sociais então, o que mais se encontra são “doutores” em assuntos
dos quais os paspalhos não fazem a mínima ideia. A estupidez de nossos
alunos em todos os níveis escolares tiraria até mesmo o Dalai Lama do
sério.
Infelizmente,
o perfil do aluno brasileiro deste século está muito longe do
aceitável. Não tenho a menor dúvida de que a grande maioria dos alunos é
incapaz de interligar cada disciplina aplicada no ENEM, sem qualquer
competência para sacar que Matemática e Física caminham lado a lado, que
Química e Biologia são co-irmãs, que Geografia e História apresentam
imensas áreas de intersecção. Essas gerações sequer demonstram
habilidade para entender que a importância de se tornar um ser humano
dotado de senso crítico e de observação.
Evidentemente
que toda essa molecada não saca que conhecimento é algo que precisa ser
adquirido a partir de uma vontade interna. A informação é adquirida,
assimilada, compreendida e devolvida ao mundo externo de acordo com o
que você é e deseja ser. Professores não ensinam propriamente. Eles são
“iluminadores” de caminho, formadores de uma “personalidade cultural”
cujos elementos realmente transformadores já estão dentro de cada
pessoa. Sim, querer é poder.
Só
que há um problema: para não perder seus “clientes”, escolas se
tornaram cúmplices dessa manada de ignorantes, criando currículos que
não oferecem nada daquilo proposto por um exame como o do ENEM. As
baixas notas demonstram a que ponto o estudante brasileiro é dependente
de ‘decorebas’, seja em fórmulas matemáticas ou conceitos de Biologia,
por exemplo. Professores se transformaram em meros coadjuvantes de um
cenário de horror educacional poucas vezes presenciado no Brasil.
Para
piorar, a mídia não colabora ao fazer matérias toscas com ‘dicas’ para
os alunos se prepararem para esse exame. Porra, a única dica que
realmente funciona é E-S-T-U-D-A-R!!! Sim, para valer. Entendendo
realmente aquilo que está sendo estudado e não relembrando professores
picaretas que preferem apelar para musiquinhas, coreografias ridículas e
outras “micagens” para ajudar o aluno bucéfalo a se lembrar de alguma
coisa. Pode apostar que esse tipo de bizarrice não ajuda em nada na hora
em que o energúmeno tem que demonstrar algum conhecimento.
Seja
sincero: você conhece algum jovem que tenha lido ESPONTANEAMENTE livros
de Nietzsche, Freud, Sartre, Foucault e Schopenhauer? Ou textos de
Física Quântica, Química, Nanotecnologia ou mesmo de Informática? Tem
contato com algum moleque ou garota que pelo menos demonstre algum
interesse em saber por que alguns cientistas e pesquisadores foram
agraciados com o Prêmio Nobel em áreas como Medicina, Física, Matemática
ou Química? Não, né? Pois aí é que está a questão: os jovens
brasileiros, em sua imensa maioria, não estão a fim de “ler” o planeta
em que vivem a partir das várias formas de estética e linguagens
existentes, muito menos dos pontos de vista econômico, social e
político. Somos o país da “balada, uhuuuu!!!”.
Infelizmente,
o Brasil está na contramão da História cultural do planeta. Moleques e
garotas que chegam atrasados e não conseguem, fazer o exame por conta da
rigidez do horário são os mesmos que passam dias, ás vezes, meses,
acampados na porta da bilheteria para comprar ingressos para shows de
Justin Bieber, Demi Lovato e outras porcarias musicais.
Que juventude de merda…
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