sábado, 13 de janeiro de 2018

FALHA NO WHATS UPP PODE CAUSAR SEPARAÇÃO

Falha de segurança no WhatsApp permite espionar suas conversas

Equipe descobre uma falha de segurança no WhatsApp que permite que alguém se infiltre no seu grupo sem autorização

A equipe de criptógrafos publicou um artigo com estas descobertas, onde explica que qualquer pessoa que tenha acesso aos servidores do aplicativo pode adicionar membros às conversas de grupo sem que os utilizadores sejam avisados. Supostamente, apenas o administrador do um grupo pode adicionar, ou pelo menos aceitar, membros, no entanto, os servidores do WhatsApp funcionam como administradores de toda a aplicação. Isto significa que um funcionário da empresa, ou até um hacker, pode tornar-se administrador de uma das suas conversas e juntar aos membros ao grupo secretamente.

Quando um utilizador é adicionado a uma conversa de grupo no WhatsApp ele passa a ter acesso a todas as mensagens e ficheiros partilhados pelos membros a partir do momento em que entra na conversa, mas não consegue visualizar as mensagens mais antigas. Paul Rösler, um dos autores desta pesquisa, disse ao Wired que "a confidencialidade de um grupo é corrompida assim que um membro não desejado possa receber e ler todas as novas mensagens" e acrescenta ainda que com a existência de criptografia ponta a ponta "deveríamos estar protegidos contra a inclusão de novos membros. E se não o é, então a utilidade da encriptação é muito baixa".

A criptografia ponta-a-ponta começou a ser utilizada por este aplicativo no ano de 2016 e é um recurso de segurança utilizado pelos administradores do WhatsApp que torna uma mensagem impossível de ler quando esta é armazenada pelas duas "pontas", ou seja, por quem envia e por quem recebe, impedindo assim os funcionários de ler as mensagens enviadas pelos utilizadores. A empresa disse em um comunicado que "a criptografia de ponta-a-ponta do WhatsApp está disponível quando o utilizador e as pessoas com quem conversa usam a versão mais recente do nosso aplicativo. Muitas aplicações apenas criptografam mensagens entre o utilizador e a própria empresa, mas a criptografia de ponta a ponta do WhatsApp assegura que só o utilizador e a pessoa com que está a falar podem ler o que é enviado e ninguém mais, nem mesmo o WhatsApp". Esta descoberta levanta assim algumas críticas à empresa e leva os utilizadores a por em causa a confidencialidade da aplicação.

Alex Stamos, chefe de segurança do Facebook - dono do WhatsApp, disse no Twitter que esta falha não é eficaz visto que os membros de uma conversa recebem notificações quando outro utilizador é adicionado. "As notificações e múltiplas formas de verificar quem está no seu grupo impedem a 'escuta silenciosa'. O conteúdo das mensagens enviadas nos grupos do WhatsApp permanece protegido pela criptografia de ponta a ponta".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FIQUE A VONTADE.