segunda-feira, 2 de julho de 2012

COMO ESCOLHER SEU CANDIDATO PARA 2014.


“O pior analfabeto é o analfabeto político. Ele não deve, não fala nem participa dos acontecimentos políticos. Ele não sabe que o custo de vida, o preço do feijão, do peixe, da farinha, do aluguel, do sapato e do remédio dependem das decisões políticas. O analfabeto político é tão burro que se orgulha e estufa o peito, dizendo que odeia a política. Não sabe o imbecil que, da sua ignorância política nasce a prostituta, o menor abandonado, o assaltante e o pior de todos os bandidos, que é o político vigarista, pilantra, o corrupto e o lacaio das empresas nacionais e multinacionais”.

Espero que todos estejam buscando a classe dos Alfabetizados Politicamente, pois caso contrário, o caos vai continuar.
Os governantes não têm o mínimo interesse em alfabetizar pessoas na política, pois assim continuam corrompendo, roubando, usufruindo o bem público e abusando da nossa ignorância.
Fiquemos atentos. Pelo Voto Consciente.

COMO ESCOLHER UM CANDIDATO?
A Democracia. Com ela nós ganhos o direito e também o dever, de escolher, através do voto, os nossos representantes nos vários níveis de administração do nosso País.

Este direito, nos impõe muita responsabilidade. Temos que escolher e votar na pessoa correta para cada cargo. Os melhores devem comandar o nosso país, caso contrário, teremos sérios problemas, nas mais diversas áreas do nosso dia-a-dia.

QUEM É O MELHOR CANDIDATO?
Primeiro você deve saber quais são os seus interesses e necessidades. Numa relação de quase 20.000 candidatos em todo o país, temos candidatos com as mais variadas qualificações e capacidades. Temos dezenas de especialistas em áreas específicas. Temos que reconhecê-los, identifica-los para poder votar.
Dentre estes quase 20.000, temos muita gente sem a menor capacidade para administrar a própria vida, quem diria administrar nosso estado ou país.

Temos também os partidos políticos e você deve saber que cada partido tem uma linha de defesa, de interesses e de ideais. Assim você deve identificar o partido. Todos os candidatos deste partido devem seguir os ideais deste partido. Temos partido radical da esquerda, moderados e da direita.

Entre os candidatos do partido, você poderá escolher aquele mais qualificado e realmente comprometido com estes ideais.

Acima dos partidos e candidatos temos o Tribunal Superior Eleitoral, que é quem controla os partidos e candidatos em cada eleição e durante todo o seu mandato. É no TSE onde os candidatos são julgados e se for o caso, serão punidos.
Para ter mais garantia, primeiro veja a situação do seu candidato perante o TSE. Escolha um candidato que segundo o TSE tenha a ficha limpa, isto é, não esta respondendo nenhum processo ou tenha sido processado.

IDEAIS DOS PARTIDOS
Apesar de muitos acreditarem que atualmente os partidos são todos iguais e que não existe mais ideologia, muitos cientistas políticos contestam este pensamento. "Os partidos têm, sim, diferenças, nuances. Principalmente na maneira de se comportar no Legislativo".

Os ideais de cada partido são diferentes entre eles.
Abaixo listamos alguns ideais.
1. Reforma política
2. Reforma tributária
3. Defesa da Educação
4. Defesa da Saúde
5. Melhoria da Segurança
6. Legalização do Aborto
7. Legalização da Maconha
8. Proteção do Meio Ambiente
9. Sistema Político - Socialismo, Comunismo, Democracia, República, etc.
10. Combate à fome e pobreza
11. Defesa das fronteiras e nossas riquezas

O MELHOR CANDIDATO É...
Na minha “receita de candidato”, os aspectos sobressalentes seriam: atributo moral a toda prova, espírito de servir, respeito pela coisa pública, capacidade administrativa.

Algumas reflexões sobre a escolha – o melhor candidato é...
* É aquele que conquistou algo para a nossa cidade ou região.
* É aquele que está sempre presente, principalmente fora dos períodos de eleições.
* É aquele que promete algo de nosso interesse. Devemos cobrar depois.
* É aquele que promete algo que pode ser alcançado mesmo.
* É aquele que já comprovou ter competência no trabalho e na administração.
* É aquele que pertence ao partido que melhor se enquadra na sua linha de pensamento.
* É aquele que se propõe a defender os seus interesses, seja na educação, saúde, segurança, ecologia e meio ambiente, economia, etc.
* É o candidato ficha limpa, aquele que não está envolvido em nenhum processo político.
* É aquele que conhece e os problemas das cidades pequenas como a nossa.
* É aquele compromissado com a Agricultura, pois ainda somos uma cidade com forte renda vinda da agricultura.
* É aquele que tem influência e respeito perante o governo federal.
* É aquele que cumpriu com suas promessas.

AS PROMESSAS
Você deve saber qual a função do candidato dentro da administração do estado, para entender se ele realmente pode ou não fazer algo com relação às suas promessas. Muitos candidatos prometem coisas que não são de sua função ou alçada, e assim nunca poderão cumprir.
Promessa genérica é muito fácil de fazer, qualquer um faz, até eu mesmo.
Dizer que vai combater a violência, batalhar investimentos para a saúde e educação, combater a corrupção, etc. Essa é a obrigação de todos os administradores da nossa nação.
As promessas têm de ser mais específicas, diretas, e de acordo com as necessidades de cada região.
Simplesmente fazer promessas de nada adianta se não disser como fará isto. Se para cumprir uma promessa que depender de outros, então nelas não serão cumpridas. De onde vem o dinheiro para investir na saúde, na educação, na segurança pública? Tem um velho ditado que diz o seguinte “Não adianta cobrir um santo e descobrir outro”. Isto que dizer que para aumentar o investimento em educação, tem de ter uma redução em outro ponto.

Uma ação política que muitos esperam é a diminuição dos cargos públicos, do excesso de vantagens pagas assessores políticos e os próprios. Ganham rios de dinheiro para fazer muito pouco. Esperamos a economia na máquina administrativa e investimentos em ponto importantes para a população.

Muito cuidado para não ser ludibriado. Em épocas de eleições existem muitos espertinhos prometendo tudo e mais um pouco.

PROGRAMA DE GOVERNO
Programas de Governo do partido não são uma fonte boa para avaliá-los porque eles não são contratos e, em geral, os políticos não têm o menor compromisso com eles.
O Programa de Governo é um documento obrigatório pela Legislação Eleitoral, e os partidos contratam profissionais para fazê-lo, junto com um profissional de marketing, e só tem um objetivo: falar o que as pesquisas qualitativas apontam, e vencer a eleição.

ONDE BUSCAR INFORMAÇÕES
A sua pesquisa sobre a vida deles deveria ter começado há mais tempo, não só na boca das eleições. E que não fosse meramente uma pesquisa, mas uma interação contínua com a política. A gente tem que assumir o governo como sendo nosso e não usar só o voto como expressão política.
O voto é apenas uma das expressões políticas possíveis. Nós deveríamos ter ações políticas cotidianas: reclamar em relação aos serviços públicos, se filiar a ONGs, fazer trabalho voluntário, defender nossos direitos de consumidor, acompanhar pela imprensa e pela internet a atuação dos políticos, entrar em contato com eles, cobrar.

Você poderá obter informações sobre partidos e candidatos na Internet, junto aos Comitês Eleitorais, Fórum Eleitoral, Câmara de Vereadores da cidade e órgãos de imprensa.

LINKS INTERESSANTES:
http://ultimosegundo.ig.com.br/eleicoes/p1237606523463.html
http://divulgacand2010.tse.jus.br/divulgacand2010/jsp/index.jsp
http://www.jusbrasil.com.br/politica
http://www.fichalimpa.org.br/
http://www.fichalimpaja.org.br/
http://www.bovap.com.br/
http://veja.abril.com.br/eleicoes/eleicoes-2010-teste-candidatos-pensa-voce.shtml
http://www.avozdocidadao.com.br/index.asp

HORÁRIO POLÍTICO
Muitos não gostam do horário político, mas é uma das oportunidades que temos para conhecer os candidatos, mesmo que de maneira rápida e vaga, mas assim mesmo assim vale a pena saber quem são eles e quais analisar como possível escolha.
O horário político não pode ser a única fonte, pois diante de uma câmera, muitos se transformam, viram atores, usam palavras planejadas, usam sons e imagens que enganam o eleitor.
No horário político, você só vai ter uma noção de quem fala bem, tem boa lábia e carisma. E isso conta Zero na hora de colocar a mão na massa. "Não confie na TV. A TV é emoção, não é raciocínio. É assim nos telejornais, na novela e no horário eleitoral gratuito, que também usa truques de novela para emocionar o eleitor".

PESQUISA ELEITORAL
Na se deixe influenciar pelo resultado de pesquisas eleitorais. Você não tem que votar em quem está melhor na pesquisa, mas sim votar no seu candidato.
Votar não é um jogo, onde você deve votar em quem vai ganhar, para não perder o seu voto. Perder o voto é votar no candidato errado.

VENDER O VOTO
Voto não tem preço. Se você algum dia vendeu seu voto, pode ter certeza que recebeu muito mais do que merecia.
Na política, o pior resultado numa eleição, é culpa sua mesmo.
Quando você aceita votar no mesmo candidato do seu vizinho, do amigo ou parente, você está vendendo seu voto, mas sem nenhum benefício. Muita gente escolhe o candidato do outro, por não saber em quem votar. Você deve escolher em quem votar.

VOTO EM BRANCO OU VOTO NULO
O voto em branco é o voto da apatia. Quem vota em branco está dizendo: "eu não estou nem aí para estas eleições. Não gosto de política, sou alienado. Escolham por mim".

Já o voto nulo é uma forma de protesto. Você está dizendo: "não gosto destes candidatos, não me sinto representado por nenhum deles".

Existe a possibilidade, de o voto nulo resultar no cancelamento das eleições. O problema, no entanto, é que as novas eleições seriam feitas com os mesmos candidatos, o que acaba não fazendo sentido.

Para alguns especialistas, o voto nulo é tido como um retrocesso democrático. "Quem vota nulo está dizendo 'me comandem, porque eu não sei dirigir, vou sentar no banco de trás. Voto nulo é tiro no pé".

VOTO DE CABRESTO
Foi muito usado em épocas passadas, mas acredito que ainda exista, de forma mais amena. É a imposição de “Coronéis = Patrões” sobre seus empregados, para votarem em certos candidatos, sob pena de rigorosa punição caso agissem ao contrário.

VOTO DE PROTESTO
Votar em esquisitões para protestar. Eles podem ser eleitos e serão piores que os que motivam protestos.

VOTO NA LEGENDA
Votar na legenda é votar no partido. O partido utiliza os votos de legenda para repassar para candidatos que possam ser eleitos. Na falta de uma opção de candidato esta pode ser uma boa opção, mas você deve conhecer bem os partidos para saber se bons candidatos serão eleitos pela legenda.

NÃO VOTAR E JUSTIFICAR O VOTO
Estando em condições de votar e não ir até a zona eleitoral cumprir com seu dever, sua obrigação, isto é covardia. Depois dizer que não participou da eleição dos péssimos candidatos eleitos, não vai te livrar da situação dos problemas políticos.

DEPOIS DAS ELEIÇÕES
De nada adiantou escolher o melhor candidato, se você não acompanhar o que ele está fazendo, se realmente está cumprindo com suas promessas de campanha.
Se você acompanhar ele a partir de agora, na próxima eleição terá facilidade na escolha do seu candidato.

Se o seu candidato cumpriu com todas as suas promessas, e seja candidato a reeleição, então poderá até votar nele novamente, caso contrário já terá certeza em quem não votar.

HORA DO BRASIL, TV SENADO, TV ASSEMBLÉIA E OUTRAS
Quem houve ou assiste?
Todos os alfabetizados na política.

Você acha que está tudo errado, que a coisa não funciona, mas você não está sabendo o que realmente está acontecendo. Não vai adiantar em nada. Você tem que acompanhar mesmo. Você quer entender, quer saber, quer acompanhar, quer reclamar? Temos várias opções além dos jornais, rádios, revistas e a TV, com informações a todos os instantes. Fique ligado.

PROTESTOS E GREVES
São seus direitos, mas percebemos muita manipulação política e de interesses de sindicatos e certas classes sociais. Tem muita gente que participa de protestos e greves e não sabem por que. Não sabem se tem o direito ou não.

A maioria das greves sempre causa transtornos aos mais pobres, aos mais carentes. Sempre esta classe social, que é a maior, que mais sofre.
Sobre o Autor
Palestrante, Professor de Informática, Técnico em Informática, Consultor de Vendas de TI e Web Design.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FIQUE A VONTADE.