sábado, 16 de agosto de 2014

Brasileiro ganha o 'Nobel' de Matemática

O matemático brasileiro Artur Avila, de 35 anos, vai receber a Medalha Fields, popularmente conhecida como o "Nobel da matemática".
Artur , considerado um dos matemáticos mais talentosos de sua geração, vinha sendo citado nos últimos anos como forte candidato ao prêmio.
Ele será o primeiro ganhador da América latina.

A entrega do prêmio será na a abertura do 27º Congresso Internacional de Matemáticos, em Seul, na Coreia do Sul.

Nascido no Rio de Janeiro, Avila é pesquisador do Impa (Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada) e do CNRS (Centro Nacional de Pesquisa Científica, órgão de pesquisa do governo francês).

César Camacho, diretor-geral do Impa, dá a dimensão da conquista. "É sem dúvida o maior prêmio já recebido por um pesquisador brasileiro."

O prêmio
Comparada ao Nobel, pela importância, a Medalha Fields é entregue apenas de quatro em quatro anos para matemáticos de até 40 anos.

Os vencedores recebem ainda 15 mil dólares canadenses (cerca de R$ 31,3 mil) cada.
César Camacho, diretor-geral do Impa, dá a dimensão da conquista. "É sem dúvida o maior prêmio já recebido por um pesquisador brasileiro."

Comparada ao Nobel, pela importância, a Medalha Fields distingue-se por ser entregue apenas de quatro em quatro anos para matemáticos de até 40 anos.

Neste ano, também receberam o prêmio o canadense-americano de origem indiana Manjul Bhargava, o austríaco Martin Hairer, e a iraniana Maryam Mirzakhani, a primeira mulher a receber a distinção.

Com informações da Folha e Veja e Agencia Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FIQUE A VONTADE.