sábado, 22 de novembro de 2014

VIDA E MORTE DO PANTERA (PARTE II)

O primeiro jogo

Na data da fundação, à tarde, o São Raimundo enfrentou amistosamente o Luso América da Vila de Arapixuna, no Parque do Paysandu, atual Colégio Batista, em Santarém.
Com a extinção do Alegria e a constituição do Santa Cruz, o elenco remanescente desses clubes passou a ser a pioneira onzena do São Raimundo Esporte Clube com Gerson - Waldomiro e Nezinho - Waldemarino, Moacir e Francisco Nascimento - Manezinho, Tapioca, Domingos Roque, David Natanael e Ceci Nascimento

O alvinegro

Mais tarde, com o advento das transmissões radiofônicas por conta do surgimento da ZYR-9 - Rádio Clube de Santarém, que no dia de sua inauguração em 24.10.1948 - data em que se comemorava festivamente o Centenário da cidade – o “Parque São Francisco” se transformava em estádio municipal “Prefeito Adherbal Correa” com a transmissão do amistoso Seleção Santarena 3x3 Paysandu, de Belém, sob a responsabilidade do pioneiro locutor esportivo, fundador e ex-presidente do clube Elias Pinto, foram iniciadas por este ao microfone as constantes sugestões quanto a um novo uniforme. A inspiradora Seleção Brasileira já estava “Canarinho”. Não tardou a decisão da diretoria em registrar em Ata de Assembléia Geral que o “preto” e “branco” seriam então os tons oficiais do clube e logo o elenco “Alvo” passou a ser chamado de “Alvinegro”.

Primeiro título (Campeão Santareno de 1949)

15.01.1950- Estádio Municipal Aderbal Corrêa(Campeonato de 1949- Decisão- Final): São Raimundo 1x0 América - SR, primeiro Campeão Santareno com Gerson Marinho - Otávio e Chicó(André Pimenta) - Orlando Cota, Valdomiro e Zé Queixada(Raimundo Anun) - Noronha, Cacete(Miro), David Natanael(Anastácio Miranda), Elídio(Curuperé) e Guito(Bebé) - Banco: Canjica, Dedé, Sílvio e Nezinho.

O título de Utilidade Pública

Em 16.11.1955, após aprovação à unanimidade pela Câmara Municipal, o prefeito Armando Lages Nadler sanciona a Lei Municipal 954, dispondo sobre o título de Utilidade Pública ao São Raimundo Esporte Clube.

2009

O São Raimundo Fez uma bela campanha na Taça Cidade de Belém do Parazão, seu primeiro jogo derrotou o Clube do Remo pelo placar de 5 1 em pleno Baenão, e foi para a final sendo derrotado pelo paysandu pelo placa de 8x3 (6x1 e 3x2) e também fez uma bela campanha derrotando o Águia de Marabá pelo placa de 3 x 2 e ser classificando para a Taça Estado Pará, enfrentando o Remo na final onde Derrotou pelo placar de 2 x 1 e se classificando para a Copa do Brasil, e Campeonato Brasileiro da D. Nesse campeonato, o pantera se classificou na Primeira fase em 1º lugar no grupo B com 3 vitórias, 1 empate e 2 derrotas. Derrotou o Genus por 3x1 (1x1 e 2x0) e o Cristal derrotando por 5x4 (4x1 e 3x1) e conseguiu passar para a Quartas de Final. Derrotando o mesmo Cristal Por 3x1 (1x1 e 2x0) e conseguiu a vaga Para a Série C e derrotou o Alecrim pelo placar de 5x3 (1x1 e 3x1), indo para a final contra o Macaé, sendo derrotado pelo placar de 3x2, e venceu em casa pelo placar de 2x1 o São Raimundo, ganhou a taça pelos gols marcado fora.

2010

No Parazão, o São Raimundo foi bem, se classificando na última vaga para a semi-finais, mas foi derrotado pelo Remo, pelo placar agregado de 4x3 (2x2 e 1x2) e não conseguiu se classificar no segundo turno do Parazão 2010. A série de 2010 foi a pior campanha do time em toda temporada, foi eliminado do campeonato com 3 pontos, (nenhuma vitória, 3 empates e 5 derrotas). Foi eliminado e voltou para a série D.

Competições Nacionais

  • Disputou a Copa do Brasil de 2010 (terminando em 64º lugar, ao ser eliminado pelo Botafogo, em decorrência de irregularidades de alguns jogadores).
  • Conquistou o acesso ao Campeonato Brasileiro da Série C de 2010, sendo Campeão Brasileiro da Série D de 2009.
  • Campeonato Brasileiro da Série C (2005) - O São Raimundo chegou até a segunda fase, na qual perdeu para equipe do Nacional-AM.

Estrutura

Sede Social

A sede do São Raimundo tem capacidade para receber 6.000 (seis mil) pessoas por evento.

Panterão Show Clube

O Panterão Show Clube é a maior área para shows fechados de Santarém, sua capacidade por evento é de 25.000 (vinte e cinco mil) pessoas. O Panterão Show Clube já recebeu shows de bandas conhecidas no cenário musical brasileiro, como Banda Calypso, Calcinha Preta, Companhia do Calypso, entre outros. Mensalmente, o Panterão recebe uma atração a nível nacional.

Estádio Dr. Everaldo Martins (O Panterão)

Os treinos e jogos não-oficiais do São Raimundo são realizados no seu estádio próprio, carinhosamente chamado de Panterão.
 É a Dona Lucinda Pereira, torcedora-símbolo do São Raimundo, time alvinegro de Santarém-PA.
 Ultima diretoria do são Raimundo.

Pantera morreu em 18/11/2014, quando foi posto a venda o que restou, pelo valor de 11 milhões, vamos ficar de olho na destinação deste valor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FIQUE A VONTADE.