quinta-feira, 30 de junho de 2011

IBAMA FECHA POLO MADEIREIRO DE NOVA IPIXUNA


Adicionar legenda
Ibama desmonta núcleo madeireiro de Nova Ipixuna-PA

 
O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) iniciou na manhã de hoje a retirada do maquinário e da madeira ainda existente nas 12 madeireiras instaladas em Nova Ipixuna (PA). O desmonte deve durar uma semana e extinguirá o núcleo madeireiro local, onde há cerca de um mês foram assassinados os líderes extrativistas José Cláudio Ribeiro da Silva e Maria do Espírito Santo da Silva.

Com histórico de ilegalidades contra o meio ambiente, as madeireiras tiveram suas licenças ambientais estaduais cassadas pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema). Todos os equipamentos e produtos florestais serão destinados à Prefeitura de Vigia e ao Exército, que, após a conclusão do processo de doação, utilizarão os bens em obras sociais no Estado.

O Projeto de Assentamento Agroextrativista (Paex) Praialta-Piranheira situa-se, na zona rural do município de Nova Ipixuna, nas margem do lago da hidrelétrica de Tucuruí, e tem uma área de 22 mil hectares, onde residem aproximadamente 500 famílias. Além do óleos vegetais, o açaí e o cupuaçu, frutas típicas da região, garantem a renda dessas famílias. O projeto foi criado em 1997.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FIQUE A VONTADE.