sábado, 4 de junho de 2011

O IMPERADOR EIKE BATISTA MANDA LIBERAR BELO MONTE

Eike tem interesse em participar da usina de Belo Monte--fontes
BRASÍLIA (Reuters) - O bilionário Eike Batista estaria interessado em ingressar na concessionária responsável pela usina hidrelétrica de Belo Monte, empreendimento que é alvo de fortes críticas de ambientalistas, disseram à Reuters duas fontes a par do assunto nesta sexta-feira.
A Norte Energia, concessionária de Belo Monte, está conversando com empresas brasileiras e estrangeiras interessadas em entrar como sócias no projeto, entre elas o grupo EBX, de Eike Batista, afirmaram as fontes, que participam das negociações, sob condição de anonimato.
A Norte Energia está analisando propostas de interessados em comprar as participações de seis construtoras que já manifestaram interesse em deixar a sociedade. São elas: J.Malucelli Construtora (1 por cento), Galvão (1,25 por cento), Cetenco (1,25 por cento), Contern (1,25 por cento), Serveng (1,25 por cento) e Mendes Júnior (1,25 por cento).
Segundo uma fonte da Norte Energia, a saída de alguns dos sócios já era aguardada, uma vez que o principal objetivo dessas empresas ao integrar a concessionária era garantir que estariam no consórcio construtor da obra.
A intenção, com isso, é evitar o conflito de interesses entre sócios investidores e outros que também são contratados como construtores da usina.
O foco da Norte Energia é atrair para a sociedade empresas de energia ou investidores como bancos ou fundos de investimentos. É com empresas assim que estão sendo mantidas as atuais conversas, disse uma fonte da concessionária.
Considerando o universo das empresas de Eike, a companhia de energia MPX seria, portanto, a candidata a entrar na Norte Energia.
Procurada, a assessoria de imprensa do grupo EBX, de Eike, e que também responde pela MPX, disse que não comentaria especulações.
O Ibama concedeu na quarta-feira a licença de instalação que autoriza a construção integral da usina de 11,2 mil megawatts (MW) de potência. Quando concluída, Belo Monte, no rio Xingu (PA), será a terceira maior hidrelétrica do mundo, atrás de Itaipu (Brasil e Paraguai) e Três Gargantas (China).
As principais acionistas da Norte Energia são as estatais Chesf e Eletronorte, do sistema Eletrobras, além da própria holding, com participação combinada de 49,98 por cento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FIQUE A VONTADE.