domingo, 12 de fevereiro de 2017

QUAL É O MEIO DE TRANSPORTE MAIS SEGURO?

Saiba porque o avião é o transporte mais seguro que existe

Quando se ouve notícias sobre acidentes aéreos, muitas pessoas ficam estarrecidas e com medo de viajar de avião. Porém, você já imaginou a quantidade de voos que ocorrem no mundo inteiro, o tempo todo? Se você parar um pouco para refletir sobre isso, verá que os acidentes aéreos são raros, e é por isso mesmo que assustam.
Ouvimos falar sobre acidentes de carros e motos o tempo todo, que já não nos assustamos com eles, pois são corriqueiros. Hoje em dia, mais do que nunca, a tecnologia tem sido uma grande aliada na prevenção de acidentes, e o avião continua sendo o meio de transporte mais seguro que existe. Saiba o porquê:

Baixo índice de colisão

O número de fatalidades que ocorrem devido a acidentes com aviões é drasticamente menor do que os que ocorrem com carros. Para se ter uma ideia, em uma pesquisa realizada nos Estados Unidos pela Administração Nacional de Segurança no Tráfego Rodoviário no ano de 2008, ocorreram 1,27 fatalidades para cada 100 milhões de veículos.
No mesmo período, foram registrados 20 acidentes aéreos com aviões americanos. De acordo com as estatísticas, é mais provável alguém morrer enquanto está indo para o aeroporto do que dentro de um avião.

Voar está cada vez mais seguro

A cada ano os aviões estão tornando-se mais seguros. Segundo a IATA (Associação Internacional do Transporte Aéreo), no ano de 2012, a frota brasileira de aeronaves cresceu em 5%, entretanto, esse foi o ano mais seguro desde 1960. Apenas quatro voos com jatos de grande porte tiveram vítimas fatais, o menor índice registrado em mais de cinquenta anos.

Controle do tráfego aéreo

Quando você está em uma rodovia, ninguém está te observando com o intuito de protegê-lo. Já os pilotos têm muitas pessoas que os observam desde a decolagem até o pouso da aeronave. O Controle de Tráfego Aéreo funciona durante 24 horas por dia, usando os radares para rastrear os aviões no céu, dar instruções e informar sobre as condições do voo. Os pilotos nunca são as únicas pessoas responsáveis por sua segurança no ar.

Treinamento rigoroso

Para tornar-se um piloto, não é tão fácil como obter uma carteira de habilitação para motorista. Os comandantes de voo passam por processos rigorosos de treinamento e certificação. Algumas companhias também requerem que o piloto faça pelo menos um curso de graduação de dois anos. Diferentemente de um motorista, há um intenso processo de triagem para que os comandantes de voo sejam selecionados.

Dicas para quem ainda tem medo de voar:

Antes do voo

Leve uma revista, um livro ou um jogo portátil para que o tempo passe mais rápido. Pesquise sobre como são as turbulências para preparar-se caso tenha que enfrentá-las.

Durante o voo

Tente relaxar seus músculos, respire fundo, distraia-se pensando sobre o que fará no seu destino, quem ou o que verá. Imagine-se em um lugar agradável e pense sobre o que você vê, que cor, cheiro, aparência tem para entretê-lo.
Quando entrar em um avião, saiba que seu design, sua mecânica, a equipe de voo que está ali para atende-lo dentro da aeronave, bem como a equipe que está fora dele assistindo-o, tudo é feito com a finalidade de proteger os seus tripulantes e garantir sua integridade com o máximo rigor de segurança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FIQUE A VONTADE.