terça-feira, 24 de janeiro de 2017

CÂMARA MUNICIPAL DE SANTARÉM UM ROLEZINHO PELOS CORREDORES

NOTÍCIAS COLHIDAS NOS CORREDORES DA CÂMARA MUNICIPAL DE SANTARÉM INDICAM QUE OS VEREADORES ESTÃO JUSTIFICANDO OS VOTOS RECEBIDOS VEJAM OS PRINCIPAIS DESTAQUES.

Emir Aguiar sai em defesa da gestão Von
Vereador, decano da Casa, que está no quinto mandato consecutivo defendeu a gestão anterior, citando a crise pela qual o Brasil passa como causa dos débitos deixados.
Aguiar destacou que a gestão municipal que antecedeu Nélio Aguiar (DEM), do economista Alexandre Von (PSDB), teve responsabilidade com as questões do município. “Ele foi um prefeito bastante responsável com a coisa pública no sentido de que hoje várias prefeituras deixaram para os seus sucessores grandes folhas de pagamento em atraso. Graças a Deus, Santarém não chegou a esse ponto”.
O vereador reconheceu que ficaram débitos para a atual gestão, como enfatizou o prefeito Nélio Aguiar no discurso na sessão de abertura dos trabalhos legislativos na última segunda-feira (16/01), mas deu a crise como justificativa à situação. “Ficou muito resto a pagar, mas fruto da diminuição de repasses devido à crise econômica do país”, completa.
Quinto mandato – Na condição de parlamentar com o maior número de mandatos em atuação, Aguiar ressaltou que “os desafios são bem maiores porque vem acumulando experiências como também responsabilidades, principalmente com os mais necessitados do município”. O parlamentar disse que vai dar prioridade aos distritos em suas ações, também como fazer um trabalho focado para a periferia.

Henderson Pinto defende uma Câmara atuante

O democrata garantiu que o novo executivo pretende trabalhar em parceria com a Casa, ouvindo a população.
O vereador Henderson Pinto (DEM) ressaltou que na atual situação política e econômica do país “é necessário que os novos gestores se reinventem e se recriem para sair deste momento difícil”. O parlamentar, que foi reeleito para o quarto mandato consecutivo enalteceu a vontade de trabalhar dos novos parlamentares. “Saio da tribuna muito satisfeito pelo nível dos novos vereadores, que estão interessados em legislar; fiscalizar. Desejo sorte e sucesso a todos os colegas”, enfatiza.
Prefeitura - Segundo o democrata, a crise econômica não é o único problema enfrentado pela nova gestão municipal. “O prefeito Nélio recebe a prefeitura com grande desafio, além da crise enfrentada, há também um débito de quase cem milhões de reais. Parte desse débito com mais de trinta milhões em caixa, mas quase sessenta milhões com recursos que ainda não adentraram. São dados que ainda não foram fechados e podem aumentar”, cita.
O vereador apontou o que seria a maneira de a administração agir diante das dificuldades. “Fazer uma parceria, mostrando transparência, austeridade e, sobretudo, vontade de trabalhar, usando o recurso que se tem em benefício da população com obras e serviços”. Pinto observou ainda que o prefeito Nélio Aguiar tem se aproximado da população. “Foi feita uma garantia [pela gestão] que o plano a ser efetivado em Santarém irá contar com a participação popular”, sustenta.
“Sabemos dos desafios, mas não podemos esperar que essa crise seja justificativa para que a gente não avance”, finalizou o parlamentar.
Saúde é prioridade para André do Raio-X
Vereador afirmou que já encontrou diversos problemas nas unidades de saúde do município.
Profissional da área da saúde, o vereador do PSDC, André do Raio-X, posicionou-se na tribuna da Casa direcionando o discurso para o tema. “É a área que me identifico, e durante a minha campanha falei sobre os problemas, das atribuições que nós [vereadores] podemos muitas das vezes tentar resolver sem muita burocracia. Meus trabalhos serão voltados para a saúde. Eu tenho certeza que posso contribuir muito, principalmente com projetos de leis”, enfatiza.
O vereador destacou que pretende contribuir com a população no sentido de facilitar o acesso à política de saúde do município. “A intenção e o clamor é que a população tenha esse acesso mais fácil a exames, consultas, cirurgias, para que as pessoas não passem noites em filas, nessa situação difícil”.
André do Raio-X disse ainda que já fez algumas visitas às unidades de saúde do município e que identificou vários problemas. “Estamos fazendo um levantamento deles [problemas] para trazê-los à Câmara e à população, para que possamos resolvê-los junto com o governo municipal”, indica.
Preços abusivos nas contas de água e luz são destaque
Ronan Liberal Jr. lamentou o fato de que muitas famílias estariam recebendo talões com valores exorbitantes.
De acordo com o peemedebista a questão chegou a outros gabinetes, em que famílias de baixa renda estariam reclamando das contas que têm chegado às suas residências. “Uma demanda que foi distribuída a outros vereadores, com relação aos preços abusivos cobrados pela Celpa e pela Cosanpa”, informa.
O vereador enfatizou que o direito de tarifas menores a serem cobradas das famílias de baixa renda não estaria sendo respeitado. “Os preços que estão sendo cobrados são injustos. Isso precisa ser avaliado”. Ele observou também que foi realizada uma reunião no ano passado para tratar do tema. “Vamos ter que marcar novamente uma reunião para estar cobrando das autoridades e das concessionárias para que essas famílias não sejam lesadas”, conclui.
Delegado Jardel defende Guarda Municipal armada
O parlamentar ressaltou que Santarém, assim como todo o país, tem sofrido com o aumento no índice de violência.
O vereador Delegado Jardel Guimarães (PODEMOS) usou a tribuna da Câmara nesta primeira sessão ordinária de 2017 para tratar do assunto que faz parte de sua carreira profissional: a segurança pública. De acordo com ele, o município precisa de mais atenção nessa área. “O aumento do crime é um fenômeno nacional, e Santarém não está imune. Isso em decorrência principalmente do tráfico de drogas. Nós temos certeza que o Poder executivo irá olhar com carinho para a segurança pública”, observa.
Aprovado em 2016, o projeto de Lei que cria a Guarda Municipal ainda não saiu do papel, e o parlamentar aproveitou o seu primeiro discurso na Casa para pedir do executivo a implantação do serviço. “É necessário que o poder público municipal instale a guarda municipal armada. É necessário que seja armada, treinada e preparada. Porque guarda municipal desarmada é uma guarda decorativa que não contribui com a segurança do município”.
Segundo Jardel, a Guarda Municipal proporcionará a sensação de segurança à população porque trabalhará em conjunto com a Polícia Militar em ações ostensivas e preventivas.
Vereador aposta na geração de emprego e renda
Durante o pronunciamento, Silvio Neto (PTB), ressaltou ainda a importância de retomar obras que estão paradas.
Os desafios que serão enfrentados pelos legisladores da Câmara Municipal de Santarém foram o foco do pronunciamento do parlamentar, que iniciou o discurso desejando boas vindas aos antigos e novos vereadores e boa sorte à nova mesa diretora da Casa.
O parlamentar reeleito pelo PTB destacou ainda a importância de investir no turismo regional e na geração de emprego e renda para o município, e a necessidade de retomar obras. “São inúmeros os desafios. A questão que o país passa, a crise que se estende. Nós precisamos fomentar nossa economia; trazer essas obras que estão paralisadas pelo Governo do Estado, como o ginásio, conclusão do estádio, o nosso porto, que hoje é improvisado. Todos desafios para a nossa 18ª legislatura”.
O parlamentar defendeu uma gestão apartidária, que tenha como principal objetivo beneficiar a população. “O que nós temos que saber dividir são as questões partidárias das questões de cada pessoa com seus interesses, para ajudarmos a população de Santarém. A gente não tem que agradar A, nem B, e sim a população que nos elegeu, que acredita, especialmente aquelas pessoas que mais precisam”, finaliza.
Investimento seria a saída para a crise
Empresário, Alaércio Drogamil (PRP) defendeu na tribuna que empresas sejam atraídas para Santarém.
O vereador, primeiramente, agradeceu à população que o confiou a oportunidade de representá-la na Câmara Municipal. O parlamentar afirmou que irá seguir a linha de trabalho pela geração de emprego e renda no município. “Venho da classe empresarial. Milito dentro da Associação Comercial e Empresarial de Santarém (ACES), SINDILOJAS, CDL. Instituições que geram emprego”, salienta.
De acordo com o parlamentar a crise econômica só será enfrentada com muita coragem e ousadia, criando um ambiente favorável para a instalação de novas empresas. “Nós precisamos neste momento trazer para Santarém este tipo de investimento, de atrativo, porque se formos depender apenas de o governo reagir, é muito difícil. Vivemos uma crise tanto política quanto financeira, e precisamos agir”.
Presidente da Casa aposta na união dos parlamentares
Para vencer a crise econômica, Antonio Rocha (PMDB) apóia o discurso da soma de forças.
Presidente da Casa na 18ª Legislatura, durante o pronunciamento, o parlamentar não fugiu a um dos assuntos mais comentados tanto pelos demais vereadores, quanto pela população: a crise econômica. “Santarém é uma cidade que cresceu, que tem pessoas de todos os lugares. A gente não tem que olhar a crise. Temos de trabalhar mais um pouco para que a gente possa sobreviver nesse momento que o país passa”, afirma.
“Às vezes quando tem uma liderança numa Casa, que faz parte no caso da presidência, no comando dos trabalhos, é importante conversar com cada um. Porque nós sabemos que para fazermos uma Câmara bacana, trabalhar pelo povo, que nós fomos eleitos para isso, precisamos manter a união aqui nesta Casa. Alguém tem que ceder um pouquinho, para poder as coisas darem certo. Então nós vamos trabalhar em cima disso para que a população se orgulhe de ter esses vereadores aqui na Câmara Municipal de Santarém”, finalizou o peemedebista.

Vereadora destaca a responsabilidade em ser a única mulher na Câmara

Professora Maria José Maia (DEM) ressaltou que a sua principal bandeira de luta é a educação, mas não deixará de apresentar projetos que desenvolvam a política de gênero.
Segundo a parlamentar a sua trajetória sempre foi voltada para a sociedade como um todo, e o seu mandato será pautado nisso, embora seja a única representante do gênero feminino na Casa, diferente da 17ª legislatura que contava com três mulheres no parlamento santareno. “Eu vejo com muita perspectiva a minha participação aqui. Tenho uma responsabilidade muito grande por representar o gênero feminino”, ressalta.
“Em verdade sempre me preocupei com a política do ser humano no geral: do homem, da mulher, da criança, do jovem, do cidadão. É lógico que não vou poder fugir da política de gênero porque nós sabemos que há várias proposições às mulheres, porém a cada ano e legislatura vão surgindo novas demandas”, destacou a vereadora.
Professora, que já teve diversas atuações na política pública de educação no município, Maria José enfatizou que já tem projetos em pauta para apresentar. “No ano passado o Salão do Livro não teve o ‘Credlivro’. Pretendo transformá-lo em lei. Também tem a questão da hora atividade que às vezes sai do contracheque dos professores”, exemplifica.
A respeito da política de gênero, a vereadora citou que já tem uma proposta para as grávidas. “Pretendo apresentar um projeto de lei para termos o parto humanizado em Santarém. Tenho convicção que brevemente a gente vai apresentar esse trabalho. Ajudar aquelas mulheres que queriam ter uma pessoa de sua estima ao lado neste momento [parto]”.

Dayan enaltece a importância dos vereadores

Reeleito, o parlamentar destacou em seu primeiro pronunciamento na nova legislatura a responsabilidade repassada pela população aos vereadores em representá-la.
O vereador Dayan Serique (PPS), que nesta 18ª legislatura faz parte da mesa diretora na condição de 2º vice-presidente, destacou na tribuna na sessão ordinária desta terça-feira, 17/01, que a população, ao exercer a cidadania com o voto, deposita confiança em cada parlamentar. “Santarém espera muito deles [vereadores recém-eleitos] e de nós [reeleitos]. Que a gente não perca o foco da responsabilidade que a população nos deu”, enfatiza.
Serique aproveitou a oportunidade para pedir aos pares que compreendam o momento de crise em relação à nova gestão do município. “Precisamos apoiar o prefeito Nélio Aguiar neste momento de crise que o país passa”.
Perda para a educação – O vereador lembrou ainda da morte da professora Joana Bernardo, que morreu na última segunda-feira (16/01) em Porto Alegre-RS. A educadora foi diretora da Escola Álvaro Adolfo da Silveira por muitos anos. O parlamentar apresentou uma moção de pesar pela morte dela. “Ficou o seu legado e contribuição à educação de muitos santarenos”, ressalta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FIQUE A VONTADE.