sábado, 22 de outubro de 2011

DEU NO IMPACTO - COMUNIDADE VIRA CENTRO DE MACUMBA

COMUNIDADE DE SURUACÁ PODERÁ SER TORNAR O MAIOR CENTRO DE UMBADA DO ESTADO DO TAPAJÓS.
SEM ASSISTÊNCIA MÉDICA, SEM REMÉDIOS, COMUNITÁRIOS RECORREM AOS ESPÍRITOS E ESTES QUANDO ENCOPORAM XINGAM AUTORIDADES QUE NADA FIZERAM PELA SAÚDE. EM FIM A COMUNIDADE ESTÁ EMACUMBADA NÃO TEM NADA EM FIM OS ESPÍRITOS NÃO CONSEGUEM VER O FUTURO.

Uma família realiza sessões espíritas na comunidade de Suruacá, no rio Tapajós, cerca de 3 horas de viagem de barco da área urbana de Santarém. 118 famílias moram na comunidade de Suruacá, com quase 500 habitantes.
O ato religioso poderia ser exercido na normalidade. No entanto, denúncia feita pelo coordenador do Sistema de Água e Energia da comunidade, Jefferson Colares, confirma que “na euforia das sessões, ocorre a incorporação de santos, seguido de ofensas proferidas pelos participantes do grupo religioso a outros comunitários. No centro espírita, há muita fumaça em meio a mata fechada”.
A repulsa de alguns comunitários quanto às desavenças causadas pelo ritual estendeu-se à Unidade de Saúde de Suruacá. O organizador do grupo, Henrique Rogério Sousa Lima, é o atendente no Centro de Saúde.
Os comunitários e outras lideranças enviaram um abaixo assinado ao Secretário Municipal de Saúde, Dr. Emannuel Silva, para a retirada do atendente. “As pessoas temem a alteração do servidor dentro do posto, porque muitos deles já foram insultados por ele e os familiares como “tranca rua” e até crianças participam desse ritual. Mas, até o momento estamos sem resposta do Secretário quanto a isso”, concluiu o coordenador Jefferson Colares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FIQUE A VONTADE.