domingo, 14 de dezembro de 2014

NAVEGAÇÃO MARITIMA, APLICATIVOS NO CELULAR

Aplicativos Android úteis para navegação! 

A telefonia móvel é um grande marco do século 21. Os celulares quando foram lançados eram grandes e ganharam apelido posteriormente de “tijolão”, apenas pessoas com boas condições financeiras podiam possuir um. Com o tempo eles evoluíram, ficaram cada vez "menores" (ou não) e cabem em qualquer bolso, a popularidade também subiu e hoje é estranho quem não possua um smartphone. O smartphones são os chamados celulares inteligentes, aparelhos que possuem múltiplas funções diferentes de um modelo simples de celular. Os smartphones evoluíram e mudaram um pouco a cara da tecnologia, acessam hoje a internet banda larga além de possuir outras funções.

Com essa frenética evolução, vieram aplicativos cada vez mais úteis, por isso resolvemos selecionar alguns aplicativos para a plataforma Android, que achamos mais úteis e relevantes para nossa profissão de marítimo:
Marine Navigator Lite

Marinha Navigator Lite é um navegador offline usando o raster cartas de navegação ( RNC ) de traçar a sua posição em tempo real. Desta forma, você pode navegar com cópias de cartas de papel oficiais (Inclusive da DHN) em seu dispositivo móvel . O aplicativo mostra sua posição em tempo real, velocidade no fundo e rumo no fundo e calculo da distancia e rumo. Em nossa opinião, o melhor aplicativo para navegação grátis.

AR Bearing + Baseplate Compass

Excelente bússola, com capacidade para fazer marcações magnéticas com realidade aumentada através da sua câmera. Não é um aplicativo de precisão (comparável com uma alidade), porém dá-se para ter uma boa noção de rumos e marcações.

MarineTraffic ship positions
 
Excelente aplicativo para quem deseja obter informações sobre qualquer navio em tempo real, como calado, porto de destino, porto de origem, call sign, mmsi, entre outras informações.

Ligado à maior rede de receptores AIS, o aplicativo cobre a maioria dos principais portos e rotas de navegação.

Marinus ColRegs Lite

Esse aplicativo reúne varias informações num só aplicativo, como bandeiras (Código internacional de sinais, meteorologia (tipos de nuvens e suas características), código morse, manobras, radio, boias, luzes de navegação sons e RIPEAM (Regulamento Internacional para evitar abalroamento no Mar).

Seabook
 
Seabook é um aplicativo totalmente em inglês para os Marítimos, passageiros, praticantes, alunos e amadores que reúne varias utilidades:
-COLREG (International Regulations for Preventing Collisions at Sea)
- GMDSS (Global Maritime Distress and Safety System)
- Estabilidade
- Navegação astronômica
- Código internacional de sinais
- Nós

Vessel Lights
 
Este aplicativo ajuda você a aprender as luzes de navegação, conforme prescrito pelo Regulamento Internacional para Evitar Abalroamentos no Mar através de 3 estágios: Estudo, Prática e Teste. Muito bom para quem deseja memorizar ou testar conhecimento.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

FIQUE A VONTADE.