segunda-feira, 8 de agosto de 2011

O CÉU É O LIMITE

Atleta paraolímpico correrá em campeonato mundial regular.

JOHANESBURGO (Reuters) - O sul-africano duplamente amputado Oscar Pistorius foi selecionado para correr os 400 metros e o revezamento 4 por 400 metros no campeonato mundial de atletismo que começa este mês em Daegu, na Coreia do Sul.
Em um comunicado divulgado segunda-feira, a federação de atletismo da África do Sul disse que Pistorius, que corre com próteses de fibra de carbono, foi indicado para competir em ambas as disputas.
Pistorius, que tem 24 anos e o apelido de Blade Runner, atendeu as exigências das classificatórias ao marcar 45,07 segundos em uma competição em Lignano, na Itália, no mês passado.
"Sonhei por tanto tempo competir em um grande campeonato e este é um momento de muito orgulho na minha vida", afirmou Pistorius em um comunicado.
"É uma honra representar meu país em um evento tão prestigioso e espero fazer o meu melhor na competição pela África do Sul."
Pistorius competiu pela primeira com atletas regulares em 2007, mas a Associação Internacional das Federações de Atletismo (IAAF, na sigla em inglês) posteriormente modificou suas regras para proibir o uso de "qualquer artefato técnico que incorpore potencializadores, rodas ou outro elemento que dê ao usuário uma vantagem sobre outro atleta que não utilize tal artefato".
No ano seguinte, o organismo que governa o esporte no mundo apontou que as pesquisas científicas mostraram que Pistorius aproveitava-se de uma vantagem sobre os atletas não-portadores de deficiência e o proibiu das competições que estavam sob suas regras.
A decisão, entretanto, foi anulada pela Corte de Arbitragem para o Esporte, tornando Pistorius elegível para as Olimpíadas de Pequim de 2008, embora ele não tenha conseguido se qualificar para a seleção sul-africana, vencendo medalhas de ouro nos 100, 200 e 400 metros das Paraolimpíadas.
A decisão de incluir Pistorius na seleção de revezamento provavelmente criará mais polêmica, por causa da possibilidade de uma trombada acidental com os competidores durante a transferência de bastão, em geral um momento caótico que leva a batidas e quedas.
O porta-voz da IAAF Nick Davis disse que questões de segurança são um assunto para os delegados técnicos da organização, mas acrescentou que faz sentido Pistorius correr o primeiro trecho, que é feito dentro das linhas.
"Seria sensato correr no primeiro trecho porque aí você fica na linha", disse ele. "Mas a decisão ficará a cargo dos delegados técnicos, eles têm pleno poder."
"A decisão pode ser tomada a qualquer momento antes dos campeonatos."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FIQUE A VONTADE.