segunda-feira, 15 de agosto de 2011

RAUL SEIXAS POR ONDE ANDARÁ

44 anos de “Raulzito e Os Panteras”

Em meados da década de 1960, o grupo "Raulzito e Os Panteras" foi para o Rio de Janeiro gravar o primeiro disco da banda. Eles faziam um estilo Beatles, incorporando, inclusive, os famosos terninhos do grupo, mas sem a pegada romântica dos britânicos. Chegando ao estúdio com a versão de "Lucy In The Sky With Diamonds", em que iniciava com a frase "Imagine um dia com gosto de jaca...", o produtor reagiu e disse: "isso não existe". Então, o grupo – contrariado – alterou o início da canção "Você ainda pode sonhar", que permanece gravado no LP: "Imagine um dia com gosto de infância...". Aí, o produtor aceitou. 
"Ele queria nos encaixar no iê, iê, iê romântico. Foi um luta para colocar o que o grupo queria e o que ele queria. Acabou saindo algo que não foi bem o que o grupo queria, nem o que o produtor queria", conta o vocalista Eládio. Mas vingou. Apesar de não ter circulado nacionalmente, ficando restrito a Salvador, o álbum ficou marcado por ser o primeiro da carreira de Raul Seixas. "O tipo de música em vigor [Tropicália, Jovem Guarda] tinha uma linha diferente. Não adiantava falar de metafísica, porque a coisa era outra", comenta o vocalista. 
Assim, para lembrar os 44 anos do lançamento do primeiro disco e o vigésimo segundo aniversário de morte do pai do rock brasileiro, o artista plástico Leonel Mattos e o diretor musical do Teatro Vila Velha, Jarbas Bittencourt, realizam eventos com o show da banda "Os Panteras" – primeiros parceiros musicais de Raulzito. Ele virou mito e seu legado permanece até os dias atuais fazendo sucesso com as novas gerações que não cansam de pedir em alto e bom tom o famoso "toca Raul!". 
No dia 17 de agosto, o público poderá conferir a abertura da exposição "11 + 22 + 44", na qual 11 artistas convidados relembram os 22 anos de morte do cantor que lançou seu primeiro disco há 44 anos. A mostra coletiva contará com a participação dos artistas Almandrade, Bel Borba, Celso Cunha, Justino Marinho, Carlinio França, Miguel Cordeiro, Amiro Bernabó, Ricardo Franco, Vauluizo Bezerra, Gustavo Moreno e Leonel Mattos, que assina a curadoria da mostra. Na abertura, a partir das 19h, "Os Panteras" vão tocar na frente do Ateliê Leonel Mattos, localizado no Rio Vermelho. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FIQUE A VONTADE.