sexta-feira, 29 de julho de 2011

AVIAÇÃO DOMÉSTICA CRESCE EM RITMO ACELERADO


VOAR AGORA FICOU MAIS FACIL, RÁPIDO E BARATO.

 
Dados da Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata) comprovam que a aviação doméstica brasileira foi a que mais cresceu no mundo no primeiro semestre deste ano, superando mercados de países desenvolvidos como Estados Unidos e a agora, mais do que nunca, poderosa China.

Na base desse crescimento do mercado aéreo interno do País está a nova classe média e sobre isso, existem vários levantamentos que comprovam a participação cada vez maior desse extrato social como impulsionador da atividade econômica em um ciclo que tem tudo para se tornar sustentável. Agora, com mais dinheiro no bolso e mais possibilidades de consumo, a nova classe C está perdendo o medo de andar de avião e lota os aeroportos brasileiros. Uma experiência única para centenas de pessoas, que até bem pouco tempo, sequer se imaginavam entrando em uma aeronave para cruzar os céus brasileiros.

Mas, ao mesmo tempo em que os dados são extremamente positivos para o País, é bom ter em foco, que o mercado doméstico brasileiro pode crescer muito mais, se alguns gargalos forem superados e com certa urgência. E nem precisa citar a questão da infraestrutura dos aeroportos, já que esse quesito tem “prazo de validade”: a Copa do Mundo de 2014.

O que se quer é chamar a atenção para os problemas da malha viária, sobretudo a nordestina. Se antes existia a opção Noar, desde aquela trágica manhã de quarta-feira no aeroporto do Recife, a região voltou a ficar à mercê das grandes companhias aéreas nacionais que não oferecem alternativas rápidas e diretas de deslocamento aéreo entre as capitais do Nordeste, muito menos entre as cidades de médio porte, como a Noar tão bem vinha fazendo.

Se os dados da Iata retratam o momento, o futuro tem tudo para ser ainda mais promissor. Publicado no estadão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FIQUE A VONTADE.